Sono do bebê nos primeiros meses de vida
“O sono da criança merece atenção especial porque dormir é uma grande ferramenta para o desenvolvimento cerebral. Entre os três e os seis meses de vida, toda vez que a criança dorme estão sendo formadas proteínas fundamentais para sua memória, sua capacidade de aprendizado e seu crescimento corporal”, explica Jorge Huberman, pediatra e neonatologista do Hospital Albert Einstein.
O pediatra afirma que é comum o bebê ter quatro ou cinco despertares em cada noite. Um dos motivos pode ser fome e ansiedade. “Com o passar dos meses, a dificuldade para dormir continua e está ligada a vários fatores: a mais frequente é porque a criança se habituou com canções ou que a embalasse até adormecer. Quando isso não é feito, ela não é capaz de adormecer sozinha”, esclarece.
A falta de rotina ou disciplina também são outros motivos. Por isso, desde o início é importante estabelecer algumas regrinhas. Bebês em fase de amamentação devem dormir em um berço ao lado da cama dos pais. Quando as mães começam o desmame, a criança fica mais independente da mãe e se sente sozinha quando vai para o berço no próprio quartinho, por isso é comum que o sono fique irregular.
“Se o bebê ainda não foi habituado a adormecer sozinho, os pais devem fazê-lo o mais rápido possível. É bastante importante que o bebê consiga adormecer sem necessitar que lhe embalem, pois se ele se habituar a isso e acordar durante a noite, muito dificilmente conseguirá adormecer sem essa ajuda", alerta o pediatra.
Na hora em que o bebê começar a chorar, Huberman recomenda ir até o quarto e brincar fora do berço, sem acender a luz. "Conforte-o com algumas palavras suaves e fique com ele por menos de um minuto". Caso ele esteja em pé, a dica não é tentar deitá-lo, "ele pode fazer isso sozinho". E se o choro persistir, por mais de dez minutos, acalme-o e fique até ele adormecer. Mas não faça isso se ele estiver doente, faminto ou amedrontado.
O pediatra explica nos seis meses ocorre o desenvolvimento motor e cognitivo do bebê, pois ele aprende a sentar e engatinhar. E por muitas vezes, ele necessita praticar isso também a noite, no momento de adormecer. “É comum, ele acordar a noite e ‘voltar aos treinos’, acrescenta. Por este motivo, ele fica em uma situação desconfortável porque não consegue sair e acaba chorando.
“Nesse momento é conveniente que a mãe ou o pai se dirija ao quarto do bebê para ver efetivamente o que se passa e, mesmo que ele não chore, observar com regularidade como ele está”, recomenda o pediatra.
Para fazer com que o bebê tenha um sono saudável é preciso evitar alguns vícios, como ninar o bebê todos os dias - melhor colocar no berço enquanto você lê uma história ou canta. Também não é indicado colocar no carrinho ou ficar andando pela casa, nem oferecer mamadeira caso ele comece a chorar.
Jorge Huberman explica o que fazer para o bebê ter um soninho tranqüilo, e você também:
Estabeleça uma rotina - Defina um procedimento padrão para quando a noite cai. Se você definir que a ordem é banho, jantar e cama, faça sempre assim. Para as mais agitadas, um banho morno sempre acalma. Contar histórias também.
Desligue a criança - No final do dia, fuja das brincadeiras mais agitadas, como jogar bola ou cantar "marcha soldado".
Acalme a casa - Na hora de fazê-la dormir, apague a luz do quarto, fale mais baixo, diminua o volume da televisão. A casa não precisa de silêncio absoluto, mas mesmo os adultos têm dificuldade para dormir com nível de ruído alto.
Nada de colo - Quando colocar seu filho para dormir, evite pegá-lo no colo ou acariciá-lo até que caia no sono profundo. Ponha-o no berço porque se ele se acostumar com tanto mimo e você não terá mais sossego.
Por Juliana Lopes
QUERO TB SER FELIZ
quando vem o entardecer,
pois eu também dei de sonhar,
um sonho lindo de morrer!
Vejo um berço e nele eu me debruçar,
com o pranto a me correr,
e assim, chorando, acalentar,
o filho que eu quero ter."
(Vinicius e Toquinho)
SER FELIZ.....

Hoje é reflexo de ontem
Compreendi que podemos chorar sem derramar lágrimas
Os verdadeiros amigos permanecem,
A dor fortalece...
Vencer engrandece.
Aprendi que sonhar não é fantasia,
Que a beleza não está no que vemos e sim no que sentimos.
Aprendi...
Que o valor está na grandeza da conquista,
Compreendi que as palavras têm força,
Fazer é melhor que falar...
O olhar não mente,
Viver é aprender com os erros,
Aprendi que tudo depende da vontade,
Que o melhor é ser nós mesmos.
Aprendi...
Que o SEGREDO da vida é VIVER!
"A sinceridade nas palavras aumenta a confiança;
a sinceridade nos pensamentos permite a profundidade;
a sinceridade na entrega aperfeiçoa o amor."
Felicidade é qualidade ou estado de feliz; ventura, contentamento.
Feliz é o ser ditoso, afortunado, venturoso. Contente, alegre, satisfeito. Que denota, ou em que há alegria, satisfação, contentamento.
A conquista da felicidade vem no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida e empenhando-se para realizá-los.
Um sentimento que expressa de alguma forma, satisfação em ter uma necessidade saciada, um projeto realizado.
Compreender essa sensação, é saber individualizar no universo pessoal, pois o que é motivo de felicidade para uns, pode ser de infelicidade para outros. É um sentimento que pode diferenciar em cada instante tendo significados diferentes.
Depende de cada um, sabendo que só conta consigo mesmo para realizar seus desejos, vontades e projetos. A procura do auto conhecimento ajuda na transformação de desejos em vontade e da vontade em projeto de vida. Aprendendo a ser responsável pelas próprias escolhas, assumindo o sofrimento dos erros e fracassos e o gosto das conquistas e vitórias.
A teoria do psicodrama mostra que desenvolvendo respostas criativas e corajosas no sentido de expressar os seus sentimentos e de realizar a sua vontade própria, ajuda na busca dessa sensação. Construindo-se enquanto indivíduo, realizando e sentindo a felicidade.
Alguns aprenderam a não ter vontade própria. Só sabem realizar a vontade dos outros, projetos pelos outros, não têm suas próprias respostas, mostram-se carentes e inseguros. Só conseguem agir quando tem garantia, segurança e estabilidade do resultado.
Os acomodados, conformam-se com o porto seguro, na falsa certeza de não arriscar, porque a busca do desconhecido, é sempre arriscada e menos estática. E assim, vivem uma felicidade aparente, deixando de buscar e conhecer a sensação da felicidade pela vitória. São derrotados por si mesmo, deixando de assumir novos papeis, conformam-se com a monotonia.
Por não suportar a frustração pela derrota, por um objetivo não alcançado, por um sonho não realizado..., não compete, não tem objetivos, não sonha. Tem ainda aquele que inicia sua meta sendo um faxineiro, mas decide conquistar a presidência. E se consegue alcançar, na sua busca, a vice-presidência, já é motivo de frustração e infelicidade, por não ter chegado ao ponto mais alto.
Os invejosos destroem, menosprezam a vitória do outro, porque assim, deixam de olhar para si, e ver que para eles faltou a coragem e a força do outro.
A maneira de ser de muitos, é pura representação.
É muito bom que as pessoas saibam quem são, reconheçam sua vocação, sua capacidade, e não queiram vestir uma máscara, quando, na verdade, a vontade é de jogar tudo para o alto e tentar outra forma de vida.
Se o indivíduo conseguir identificar sua vocação e habilidade, buscar suas realizações com essa base conhecerá a sensação de ser feliz. Pessoas felizes chamam atenção, são admiradas, tem um brilho diferente.
Mas, isso não significa que enquanto é aplaudido, admirado e chama atenção, é feliz. Pode estar ai, a defesa contra uma auto avaliação. Contentar e agradar aos outros, não é o mesmo que agradar e contentar a si mesmo. A vocação e habilidade são individuais. Assim como a sensação de felicidade também é individual.
A felicidade plena e absoluta não existe. Também não existe receita, manual que possa dar garantia plena de viver 100% feliz.
A busca é por mais momentos e sensação de felicidade.
Descobrindo suas necessidades, suas metas, como e quando alcançá-las, saber reconhecer limite, respeitando e se fazendo respeitar, sabendo diferenciar você do outro, é um começo. E nessa busca, cabe a você criar a sua receita e escrever o seu manual, do que é a SUA sensação de felicidade.
ANIVERSARIAR.....

é o universo a favor de nós.
são pessoas amigas e familiares
nos abraçando nos dando um
presente com um sorriso,um olhar
nos presenteando com belas palavras.
e jestos de carinho.
Aniversariar é a benção da vida
que os anos nos concede,
cada velinha acessa é simbolo
de mais uma luz acessa em nossa vida.
Aniversariar é ter alegria em todos os anos.
parentes amigos, saúde paz....
Eu me desejo um feliz aniversário:
pode ser estranho, mas porque não!
Desejo que Deus esteja sempre presente
em minha vida, que eu jamais perca a fé.
que ele esteja aqui ao meu lado
nesse e outros aniversários,
se me permitir,
e mais um aniversário assistir:
Aniversariar; é o sonho o desejo a se concretizar;
Desejo continuar apredendo, vivendo,amando
crescendo,me corrigindo,acertando errando:
aproveitar as oportunidades que bate a porta.
Desejo neste e outros aniversários,
sempre acordar assim:
me sentindo espécial, com um sorriso no rosto:
transmitindo não só para as pessoas,
mas sim para mim....a energia de adquirir
mas um ano de novas conquistas
novas oportunidades.
Aniversariar, e compartilhar com todos
a alegria não de ficar mas velhinho,
mas de ter vencido mais uma batalha
a batalha da vida das conquistas
da benção vivida.
Aniversariar, e esperar
outro aniversário que esta para chegar.
Feliz aniversário pra minha pessoa.
que os Anjos digam amém ,
em todos os outros anos.
Que Deus me permita ter sempre
inspiração para mostrar as pessoas e
amigos,meus sentimentos e emoções.
Parabéns para mim nesse dia grandioso.
"...Este é uma homenagem a mim...rsrs...
por estar contente, por mais um ano de oportunidades e aprendizagem....nessa escola que se chama, " a vida"."