Dicas para Fazer uma Alimentação Saudável

Dicas para Fazer uma Alimentação Saudável

alimentacaoMelhore seus hábitos alimentares adotando estas dicas no seu dia-a-dia e mantenha uma vida saudável e boa qualidade de vida.

Coma quatro ou cinco vezes por dia: Fazendo quatro ou cinco refeições leves e equilibradas você leva o organismo a utilizar mais facilmente o seu combustível de reserva, que são as gorduras, além de conseguir controlar melhor seu apetite e vontade de beliscar alimentos desnecessários.

Coma a intervalos regulares: O ideal é fazer uma refeição a cada três horas. Se isso não for possível, estabeleça intervalos de no máximo 4 horas entre as refeições. Uma vez fixados esses horários, há uma tolerância de meia hora, contanto que sejam obedecidos os intervalos mínimo e máximo. Fazendo onúmero previsto de refeições, a intervalos regulares, você evitará a hipoglicemia (queda no nível de açúcar no sangue) e reduzirá a chance de ter uma fome sem controle dos alimentos a serem ingeridos.

A maternidade coloca os filhos em primeiro lugar

A maternidade coloca os filhos em primeiro lugar

Um dos fenômenos muito especiais da maternidade é o deslocamento do eixo de preocupações de uma fêmea: a vida orientada para suas próprias necessidades passa a se concentrar também no cuidado e bem-estar de seus filhos. A natureza dá uma forcinha para que esse projeto de cuidar da cria seja bem sucedido, já que as alterações hormonais características da gravidez, parto e lactação, permitem com que o cérebro das mães seja "turbinado" nessas fases.

O cérebro materno é por definição um modelo espetacular do fenômeno de neuroplasticidade, que é a capacidade do cérebro em criar novas conexões em resposta a um estímulo. A maior parte das evidências de incremento de funções cerebrais com a maternidade tem origem em estudos com mamíferos inferiores, especialmente os roedores. Pesquisas apontam que não só as alterações hormonais, mas também o ambiente rico em estímulos associados à maternidade (ex: múltiplas novas tarefas, sons, cheiros) têm um papel importante nesse upgrade cerebral das mães.

A maioria dos mamíferos compartilha instintos maternais de defender seu ninho e sua cria. Ao ter que optar entre sexo, drogas, alimento, ou seu ratinho recém-nascido, mamães ratas fazem a escolha por seus ratinhos. O cuidado com os filhotes ativa nas mães centros cerebrais de recompensa ligados ao prazer, mesmo no caso de filhotes adotivos, e essa também é uma forma de explicar as raízes do altruísmo. Esse fenômeno também foi demonstrado entre as mães humanas ao ouvir o choro dos filhos, ou simplesmente ao olhar para eles.

Em ratinhas, temos evidências de que a maternidade provoca aumento do volume dos neurônios e mais conexões em algumas regiões cerebrais. Mais recentemente, tem sido demonstrado também o fenômeno de geração de novos neurônios. Essas mamães passam a apresentar melhor desempenho em orientação espacial e memória, ficam mais corajosas e rápidas para capturar a presa, e com menos sinais de ansiedade em situações de estresse. Tudo em prol de uma maior capacidade de alimentar as crias. Não é à toa que Artemis é ao mesmo tempo a deusa grega do parto e da caça.

E com os pais? As pesquisas são menos abundantes do que com as mães, mas também revelam que tanto primatas como roedores apresentam mudanças cerebrais com a paternidade: aumento de conexões, melhor habilidade espacial e menos sinais de ansiedade.

É possível que a neurobiologia da maternidade humana não seja tão diferente daquilo que já foi demonstrado em mamíferos inferiores, já que a maior parte do código genético dos humanos é idêntica à dos ratinhos ou dos primatas. Não duvido que as mães modernas com suas rotinas de malabaristas apresentem adaptações cerebrais associadas à maternidade bem mais robustas do que das ratinhas, já que são submetidas a um nível de estimulação ambiental como nenhuma outra espécie. Além de cuidar da cria e de sua própria sobrevivência, freqüentemente protagonizam diversos outros papéis simultâneos (esposa, amante, conselheira, provedora, profissional realizada ou em busca de realização, dona-de-casa, etc.). É estímulo para dar, vender e jogar fora.

Ricardo Teixeira é Doutor em Neurologia pela Unicamp. Atualmente, dirige o Instituto do Cérebro de Brasília (ICB) e dedica-se ao jornalismo científico. É também titular do Blog "ConsCiência no Dia-a-Dia" www.consciencianodiaadia.com e consultor do Grupo Athena.

Bebê adulto: mulher de 28 anos tem corpo e mente de bebê de 9 meses

Bebê adulto: mulher de 28 anos tem corpo e mente de bebê de 9 meses

Dona Dora e seu Raimundo são um casal como muitos do Ceará. Moram numa casa de pau-a-pique, com barro e madeira na região de Caucaia, área humilde. Com dificuldade cuidam da filha, Maria, ainda um bebê. Até aí, tudo semelhante a muitos outros. A grande diferença na vida do casal é que o bebê que eles cuidam com carinho acaba de completar 28 anos de idade.

Maria Audete do Nascimento nasceu em sete de maio de 1981 e a partir dos nove meses de idade parou de se desenvolver. Humilde e sem condições de visitar um médico, a família não pode fornecer um tratamento para a criança que hoje, aos 28 anos, continua com o corpo e a mentalidade de um bebê. Ela também não fala.

Em entrevista ao jornalista Gerson de Souza, para uma reportagem da Rede Record de Televisão, a madrasta do bebê adulto explica as dificuldades para cuidar da criança. "Nunca levamos ao médico. Você está vendo, aqui tudo é difícil. Pra levar essa menina para pista para pegar um ônibus, só Deus. É um sofrimento", disse Dora.

Foto: Reprodução TV Vitória
Dora cuida da menina desde o dia em que se casou com Raimundo. A mãe de Maria morreu há treze anos. "É a paixão da minha vida. É Deus no céu e essa criança na terra. Eu acho que é um dom que Deus dá pra gente ser mãe de uma criança assim".

Segundo especialistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará, a mulher tem uma deficiência de hormônio tireoidiano. Ela teria o que os médicos chamam de hipotireoidismo, ou seja, a tireóide não se desenvolveu adequadamente. Eles também afirmaram que se o caso fosse identificado logo no início, Maria Audete poderia ter se desenvolvido normalmente, física e intelectualmente.

Foto: Reprodução TV Vitória
Mesmo com o estado avançado do problema, a faculdade se comprometeu em realizar gratuitamente um tratamento em Maria. Os médicos acreditam que o "bebê" possa se desenvolver em certo grau, que lhe permita maior independência. De acordo com as previsões dos médicos, Maria não se desenvolverá mentalmente, mas poderá evoluir o físico e caminhar, andar, comer e, possivelmente, falar algumas palavras.

Coisas que a vida ensina depois dos 40


Coisas que a vida ensina depois dos 40
Artur da Távola


Amor não se implora, não se pede não se espera...
Amor se vive ou não.
Ciúmes é um sentimento inútil. Não torna ninguém fiel a você.
Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar ao homem o que é fidelidade.
Crianças aprendem com aquilo que você faz, não com o que você diz.
As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.
Água é um santo remédio.
Deus inventou o choro para o homem não explodir.
Ausência de regras é uma regra que depende do bom senso.
Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.
A criatividade caminha junto com a falta de grana.
Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.
Amigos de verdade nunca te abandonam.
O carinho é a melhor arma contra o ódio.
As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.
Há poesia em toda a criação divina.
Deus é o maior poeta de todos os tempos.
A música é a sobremesa da vida.
Acreditar, não faz de ninguém um tolo. Tolo é quem mente.
Filhos são presentes raros.
De tudo, o que fica é o seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.
Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas, chaves que abrem portas para uma vida melhor.
O amor... Ah, o amor... O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças...
Não há vida decente sem amor!
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...

VELÓRIO DE MICHAEL JACKSON

Velório de Michael Jackson mobiliza o mundo todo com série de homenagens

Celebridades e fãs de todo o planeta prestaram tributo ao Rei do Pop, que morreu há 12 dias vítima de parada cardíaca.



Irmãos de Michael ouvem a declaração de Paris
Irmãos de Michael ouvem a declaração de Paris

O velório público de Michael Jackson, realizado nesta terça-feira, 12 dias após sua morte, no ginásio Staples Center, em Los Angeles, mobilizou o mundo todo com uma série de homenagens feitas por familiares e amigos do astro.

ACOMPANHE TUDO SOBRE MICHAEL JACKSON

Fãs de diversas partes do planeta pararam para acompanhar o tributo feito ao Rei do Pop, que contou com participações emocionadas de Mariah Carey, Brooke Shields, Usher, Lionel Ritchie e Stevie Wonder.

O ponto mais emocionante, porém, foi a declaração da filha de Michael Jackson, Paris, que falou pela primeira vez sobre sua relação com o pai. "Desde que nasci, ele foi o melhor pai do mundo. Só quero dizer que eu o amava muito", falou ela antes de chorar muito e ser amparada pela tia, Janet Jackson.

O evento, com a presença de aproximadamente 11 mil pessoas, começou com os irmãos Jackson carregando o caixão dourado com o corpo do astro ao som de um coral. Todos eles usavam terno, gravata verde, uma rosa vermelha na lapela, óculos escuros e a luva prateada eternizada por Michael Jackson.

Em seguida foi lida uma mensagem enviada por Diana Ross. “Não estarei no Staples Center, mas estarei de coração. Michael me pediu para estar sempre lá para seus filhos e, quando eles precisarem, sempre estarei. Michael foi mais do que especial em minha vida. Obrigada a Katherine e Joe por repartirem seu filho com o mundo”, dizia declaração.

Nelson Mandela também se manifestou por meio de uma nota: "Michael sempre foi muito importante para a África do Sul, promovendo diversas ações para nosso povo."

Mariah Carey então apareceu para interpretar "I'll be There" ao lado de Trey Lorenz. A frase emocionada da cantora ao final da apresentação - "sentiremos saudades" - foi a deixa para que Lionel Ritchie subisse ao palco e entoasse "Jesus is Love".

A atriz Queen Latifah entrou sorrindo e conseguiu amenizar o clima pesado contando histórias divertidas sobre sua relação com a música de Michael Jackson, mas não deixou de se declarar. “Eu o amei por toda minha vida. Michael foi a maior estrela do mundo.”

Stevie Wonder seguiu com o tributo interpretando "Never Dreamed You'd Leave in Summer”. “Esse é um momento que eu não queria estar vivendo. Mas tudo que posso dizer em um minuto é que eu sei que Deus é bom e sei que mesmo que sentimos a falta de Michael aqui, Deus deveria precisar ainda mais dele do que nós. Michael, eu te amo e te falei isso muitas vezes. Estou em paz por isso.”

Os astros do basquete Kobe Bryant e Magic Johnson também falaram sobre Michael Jackson. Foi de Johnson uma das declarações que mais arrepiaram os fãs. “Quero dizer que isso é uma celebração de sua vida, seu legado. Seus filhos terão a melhor avó que Deus colocou em seus caminhos. Eles terão tios e tias maravilhosas. Que Deus continue abençoando essa família.”

Brooke Shields, que conheceu Michael quando os dois ainda eram muito novos, quase não conseguiu falar. Com a voz embargada do início ao fim de seu discurso, ela disse que entendia como ele se sentia desde o começo da carreira.

"Muitos achavam estranho, mas para nós, nossa amizade era a mais natural e pura de todas. Nós dois entendíamos como era duro estar sob os holofotes tão cedo", desabafou.

Usher subiu ao palco para interpretar “Gone Too Soon” e finalizou com muita emoção. "Nós te amamos, Michael. Você significa muito para nós, especialmente para mim.”

Kenny Ortega, diretor da turnê de Michael - que começaria no dia 13 de julho - também se manifestou sobre o Rei do Pop. "Estávamos aqui há pouco mais de uma semana. Junto de coreógrafos e tudo. Nós éramos uma família e essa era nossa casa. Quando quiseram fazer esse tributo, sabíamos que tínhamos de fazê-lo aqui”, disse antes de anunciar o grupo que ensaiava com o cantor e que interpretou as músicas "We are the World" e "Heal the World".

Para finalizar, os irmãos, pais e filhos de Michael Jackson subiram ao palco. Alguns se manifestaram sobre o astro, mas foi o depoimento entre lágrimas de Paris que fechou a homenagem com chave de ouro. "Desde que nasci, ele foi o melhor pai do mundo. Só quero dizer que eu o amava muito."

FONTE:

http://www.abril.com.br/noticias/diversao/velorio-michael-jackson-mobiliza-mundo-todo-serie-homenagens-482378.shtml

FESTA JULINA

















Uma festa quem não gosta né, ainda mais no frio que esquenta a união entre as pessoas trazendo muita diversão, todos os anos são realizados várias comemorações e uma delas é a festa junina. Essa festa nada mais nada menos comemora três santos que são o Santo Antônio, São João e São Pedro.

Teve origem na região da França no século XII com a celebração dos solstícios de verão sendo dia mais longo do ano, 22 ou 23 de junho vésperas do início das colheitas, essa data é que são realizadas as festas juninas, entretanto não comemora somente nesses dias sendo que praticamente o mês inteiro é celebrado com muita festa.

Nessa festa conta com danças a famosa quadrilha, o estilo de roupa são as famosas roupas caipiras sendo coloridos tanto das mulheres quanto dos homens, as meninas pintam o rosto amarram o cabelo, as comidas típicas são o quentão, a pipoca, maçã doamor, algodão doce, vinho quente, doces como cocada, doces de milho como bolo e pamonha, canjica é um dos preferidos, cuscuz, arroz doce, batata doce, pé-de-moleque e entre muitos outros.

A diferença que existe entre a festa junina e a festa julina é que no nome próprio já diz, junina é realizado em junho e julina em julho, sendo que em julho alguns celebram Dia de São Cristóvão, outros porque não deu tempo de fazer em junho e faz em julho e por ser também um mês que também é frio. Aproveite e muito essas festas, pois só acontecem uma vez ao ano sendo muito divertido valendo muito a pena fazer parte dessa brincadeira.







BREVE HISTÓRIA DE CAMPOS DO JORDÃO

Em 20 de setembro de 1790, Inácio Caetano Vieira de Carvalho instalou, no alto da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Bonsucesso. Desde então, passou a ser hostilizado pelo vizinho João Costa Manso por problemas com os limites da fazenda. Essa briga iniciou uma luta aberta entre paulistas e mineiros que só terminou em 1823 quando morreram Vieira de Carvalho e Costa Manso. Os Vieira de Carvalho venderam a Fazenda Bonsucesso ao Brigadeiro Jordão que mudou o nome da fazenda para Natal, mas ficou conhecida como os “Campos do Jordão”.

Matheus da Costa Pinto, considerado o fundador da cidade, tendo adquirido uma parte das terras que pertenciam ao Brigadeiro Jordão, transfere-se de Pindamonhangaba para os "Campos do Jordão" onde, a 29 de Abril de 1874 deu início a diversas construções, fundando, assim, o primeiro povoado, que denominou São Matheus do Imbiri, por estar localizado nas proximidades do Pico do Imbiri e ribeirão Imbiri.

Em 2 de Fevereiro de 1879 teve início a construção da capela Nossa Senhora da Conceição dos Campos do Jordão, onde já havia a capelinha de São Mateus. Em 1891, dr. Domingos José Jaguaribe comprou todas as terras de Mateus Pinto, e instalou-se na vila de São Mateus, que em sua homenagem foi chamada de Vila Jaguaribe.

A vila se desenvolveu e criou-se o distrito, em 29 de Outubro de 1915, com o nome de Campos do Jordão, em terras do município de São Bento do Sapucaí. Nessa mesma época, iniciou-se a construção da Vila Abernéssia onde estavam localizados os sanatórios dos doentes dos pulmões. Em 1920, foi iniciada a construção da Vila Emílio Ribas. O fato de tornar-se um local para tratamento de saúde originou a criação de uma prefeitura sanitária em 1º de outubro de 1926, mantida até 21 de janeiro de 1931. Somente em 19 de Junho de 1934 conseguiu sua autonomia político-administrativa com a criação do município.

O nome do município homenageou o Brigadeiro Jordão, pois, na época, era costume ligar-se o nome do proprietário à propriedade.

O Aniversário de Campos de Jordão é comemorado em 29 de Abril.

Fonte: PM CAMPOS DO JORDÃO

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti